segunda-feira, 21 de junho de 2010

"O charme do cinema clássico"


O cinema me encanta, e o clássico é ainda mais charmoso! Imagine uma época em que não se tinha recursos e tecnologia, aí inventaram o cinema mudo. Somente cenas em preto e branco sem dialógo, e para a narrativa aparecia na tela de vez e quando uma narrativa escrita e uma música ao fundo. Muitos filmes ficaram famosos quando surgiram assim, que foi o caso de "Nosferatu" e "O fantasma da ópera", ambos de terror. O grande ator que era aclamado nessa época, o primeiro galã de hollywood era o Rodolfo Valentino, super conhecido com "O Sheik". Aquela magia simples para aqueles tempos, levou muitos ao cinema, e foi durante a primeira Guerra Mundial também, que surgiu o gênio Charles Chaplin que com sua comédia ingênua, alegrou muitas pessoas em momentos tão difíceis. Outra dupla que marcou o cinema mudo, foi "O gordo e o Magro", que no título original se chamava Laurel and Hardy, a história era centrada entre esses dois amigos, esteticamente tão diferentes e aprontaram todas em várias histórias nesse mesmo estilo mudo. E o mais legal nisso, que fica provado que nem sempre se precisa de muito e grandes efeitos, para agradar o público. Hoje em dia, esses títulos já foram imortalizados como grandes "clássicos", e quem tem sorte em ter em coleção é um privilegiado. Falta criatividade para o cinema atual, tanto é que eles estão fazendo remake deses antigos. Meu blog eu amo postar fotos, escolhi algumas lindas desses filmes que citei em meu texto.



Um filme mudo é um filme que não possui trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executadas no momento da exibição. A idéia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga como o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 20, a maior parte dos filmes eram mudos devido a inexistência de tecnologia para tornar isso possível.

Rodolfo Valentino, além de ser uma das estrelas mais populares dos anos 20 (e do cinema mudo consequentemente), foi o primeiro símbolo sexual do cinema e protótipo do "amante latino" fabricado por Hollywood. Em 1913 imigrou da Itália para os Estados Unidos, tendo trabalhado como jardineiro e lavador de pratos. Em 1918 fez pequenos papéis em Hollywood. Sua fotogenia e habilidade como dançarino lhe garantiram um lugar no elenco de Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, em 1921, que o transformou em astro.




Charles Chaplin
, foi um actor, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.



Nosferatu, o vampiro é um filme mudo de 1922 dirigida por F.W. Murnau. Um grande clássico de terror! Digamos que ele é o pai do Conde Drácula, rsrs



O Fantasma Da Opera, O fantasma da ópera foi inúmeras vezes transposto para os palcos e para a telas de cinema, quando fez um estrondoso sucesso, principalmente entre o grande público. A primeira versão de O fantasma da ópera' para o cinema foi em um filme mudo e em preto-e-branco, realizado em 1925, pelos estúdios da Universal, com Lon Chaney no papel do Fantasma




Laurel and Hardy (O Gordo e o Magro) foi uma famosa dupla de comediantes e uma das equipes cômicas mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890–1965) e um gordo, o estadunidense Oliver Hardy (1892–1957), a dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.




"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação"

(Charles Chaplin)

Nenhum comentário: